sexta-feira, 15 de março de 2013

HONDA NC 700 X É CROSSOVER DE DUAS RODAS


Moto traz soluções inéditas de estrutura e motorização, a partir de R$ 27.490


Os crossovers estão mesmo na moda. Depois de fazer sucesso entre os carros, o conceito agora chega às motos: a nova Honda NC 700 X, modelo mundial da marca, utiliza tecnologias construtivas inéditas e oferece uma proposta diferente de uso: vai bem na cidade e em rodovias, além de encarar estradas ruins – embora sem lama.

Com visual esportivo e suspensões parrudas, de longo curso, ela une estilos de trail, custom e street. Bom exemplo são as rodas: em vez de raiadas, são de liga-leve aro 17, calçadas em pneus largos de uso urbano. É basicamente uma fun bike: oferece torque de sobra no motor de 670 cc, além de performance acertada para uso diário e viagens. Na Europa ainda existem duas variações deste quadro/motor: o maxi scooter Integra (com câmbio automatizado e dupla embreagem) e a versão street NC 700 S.
Por aqui, a Honda preferiu iniciar sua gama com a NC 700 X, que chega por R$ 27.490 (R$ 29.990 com freios ABS) e garantia de um ano sem limite de quilometragem.

Multiuso
Autoesporte avaliou a nova moto no Campo de Provas da Honda em Manaus (AM). Com torque de 6,4 kgfm a 4.750 rpm, a NCX oferece uma tocada ágil e prazerosa. Dado o peso de 214 kg aliado à potência de 52,5 cv a 6.250 rpm, não chega a surpreender no quesito esportividade. Mas é uma moto que aceita ir “jogando” marchas para cima e ver a velocidade desenvolver, sempre com conforto e agilidade.

Apesar do porte e do motor grandes, as principais propostas da NC são versatilidade de uso e autonomia. Em Portugal a Honda divulga média de consumo de ótimos 27,7 km/l – aqui o dado não é fornecido. Muito do baixo consumo e nível de ruído contido se devem também à transmissão com seis marchas, as últimas três bastante longas. Para se ter ideia, a 100 km/h, o motor “ronrona” a apenas 3.000 rpm em sexta. A maior ressalva fica para o corte da injeção eletrônica a somente 250 rpm acima do giro de potência máxima (6.500 rpm). Nas primeiras três marchas, o corte ocorre sem precisar torcer muito o cabo do acelerador. Algo complicado em uma ultrapassagem, por exemplo.

A NC vem de série com freios de dimensões generosas (dianteiro com discos duplos de 320 mm e traseiro simples, de 240 mm), mostrando ótimo poder de frenagem. Em especial na versão com ABS, que também agrega distribuidor de frenagem entre dianteira e traseira. Com posição ereta de pilotagem e ótima maneabilidade, a nova 700 vai bem em curvas e praticamente engole os buracos. Parte desse comportamento se deve aos largos pneus 160/60 (T) e 120/70 (D).

Visualmente, a NC 700 X é uma “salada” interessante: agrada pelo painel digital completo, o acabamento bem cuidado e também pelas linhas angulosas e agressivas. O para-brisa auxilia na pilotagem em estradas, sob condições de vento e chuva.
No mercado brasileiro o novo modelo bem que poderia ser mais acessível, até por conta do alto índice de nacionalização (cerca de 70%). Mas, graças à chegada da nova NC 700 X, pelo menos a Honda Transalp foi reposicionada em preço, passando a custar R$ 29.990, uma redução de exatos R$ 1.810.


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